sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Vias Aéreas Inferiores

Vias Aéreas Inferiores

As vias aéreas inferiores se inicia na traquéia, e consiste na traquéia, nos brônquios principais e nos seguimentos brônquicos ou árvore traqueobrônquica.

Traquéia
As vias aéreas inferiores começam abaixo da última cartilagem da laringe (cartilagem cricóide), na traquéia.
A traquéia é constituída por anéis cartilaginosos conectados por uma membrana. Num corte transversal percebe-se que a laringe, a traquéia e os brônquios são revestidos por uma mucosa brônquica. O anel de cartilagem é um semicírculo (de aproximadamente 270º). Por tanto, a parede posterior da traquéia é formada por tecido muscular liso revestido internamente de mucosa, chamado de membranosa da traquéia.
Atrás da traquéia está o esôfago. A membranosa da traquéia facilita a passagem dos alimentos pelo esôfago.
Os anéis de cartilagem intercalados com os ligamentos permitem uma mobilidade da árvore brônquica.
À medida que se desce pela árvore brônquica, o aspecto da cartilagem muda, perdendo a forma de anel e passando a ser constituída de placas. Os brônquios são um local de passagem do ar; é preciso que esteja sempre aberto. A cartilagem promove uma sustentação da parede traqueobrônquica.
Nos bronquíolos terminais, os anéis cartilaginosos desaparecem, ficando apenas um tubo cilíndrico
A traquéia possui dois segmentos: um cervical e um torácico. A traquéia começa abaixo da cricóide, ou na borda inferior de C6, atravessa o pescoço, entra no mediastino médio e, ao nível de T4, ela se bifurca em dois ramos grandes. Essa área de bifurcação é chamada de carina traqueal.
Todas as outras bifurcações são chamadas de carina secundaria.
A traquéia se divide em brônquio fonte direito e brônquio fonte esquerdo, um para cada pulmão.

O brônquio fonte direito é mais curto que o esquerdo. O brônquio fonte esquerdo possui um ângulo mais perpendicular a traquéia enquanto o brônquio fonte direito parece quase uma continuação da traquéia.
Se uma criança aspira um corpo estranho, baseando se na anatomia, o corpo estranho iria para o brônquio fonte direito.
Quando se faz uma entubação orotraqueal, e se introduz muito o tubo, ele certamente se direcionará pelo brônquio fonte direito, insuflando apenas o pulmão direito. Isto é chamado de entubação seletiva.

Os brônquios fonte direito e esquerdo vão se dividir em brônquios lobares.
O pulmão direito tem 3 lobos, então o brônquio fonte direito se divide em 3 brônquios: o brônquio do lobo superior direito, o brônquio do lobo médio direito e o brônquio do lobo inferior direito.
O pulmão esquerdo possui dois lobos, então o brônquio fonte esquerdo se divide em brônquio do lobo superior esquerdo e brônquio do lobo inferior esquerdo.

Um comentário:

odontosleep disse...

Há uma relação entre palato alto ou em ogiva com a menor abertura das coanas e da nasofaringe?