sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Pulmão

Pulmão


Cada lobo do pulmão possui segmentos. O superior direito possui três segmentos; o médio direito possui dois segmentos e o inferior direito possui cinco segmentos.
Esses segmentos são brônquios segmentares.
No lobo esquerdo, o superior possui quatro segmentos e o inferior possui variações. Existe um segmento no lobo superior esquerdo chamado de língula que pertence ao lóbulo superior esquerdo e é o correspondente do lobo médio direito.
Cada segmento possui um nome baseado na posição anatômica.
Por exemplo, no lobo superior direito existem três nomeados de acordo com a posição: o segmento apical, o segmento posterior e o segmento anterior. O lobo médio possui os segmentos lateral e o medial. Já o inferior possui cinco segmentos que são: basal anterior, basal posterior, basal lateral e basal medial. Existe também um segmento apical no lobo inferior.
O nome do segmento é simplesmente equivalente à sua posição.

Os lobos são separados por fissuras, que é a pleura visceral que entra entre os lobos.
No pulmão direito existe duas fissuras: a fissura oblíqua (que separa o lobo inferior do médio e do superior) e a horizontal (que separa o lobo superior do médio). No esquerdo só há uma fissura que separa o lobo superior do inferior.

O hilo pulmonar é composto pelas artérias pulmonares direita e esquerda, veias pulmonares direita e esquerda e brônquios fontes direito e esquerdo.
No hilo do pulmão direito está a artéria pulmonar direita, a veia pulmonar direita e o brônquio fonte direito.
No hilo do pulmão esquerdo está a artéria pulmonar esquerda, a veia pulmonar esquerda e o brônquio fonte esquerdo.

As artéria brônquicas, que nutrem os brônquios, partem da aorta. A veia brônquica direita drena para veia ázigos, e a esquerda para hemiázigos.
Os lobos do pulmão são drenados para linfonodos localizados no mediastino. Existem linfonodos paratraqueais, pré-traqueais, subcarinais, hilares e lobares. A linfa corre da periferia para o hilo e para o mediastino.

Nenhum comentário: